Recontar histórias, trazer histórias não contadas, dar protagonismo aos verdadeiros personagens da narrativa e conhecer as relações humanas a partir dos seus olhares.
Ressignificar é preciso!
BIBLIOTECA HUMANA
AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
As Bibliotecas Humanas são constituídas de relatos de vida de pessoas. O intuito é aproximar as pessoas por meio da contação de histórias reais e assim estimular diálogos que possam combater e desconstruir esteriótipos e preconceitos, discutir temas e quebrar barreiras.
A nossa biblioteca será constituída de relatos voltados para as discussões étnicoraciais, e participam deste projeto comunidades quilombolas dos arredores de Princesa Isabel, Paraíba. Conheça abaixo um pouquinho de cada uma delas!
Comunidade Quilombola Livramento
Do livramento da escravidão alguns negros fugidos alcançaram aquele alto de serra, e por terem conquistado a liberdade, batizaram-no de Livramento. Lá se dança o Côco e o Silim, "as danças dos negô véi, do tempo de pa trás".
Texto baseado em relatos extraídos do artigo "Livramento, um quilombo entre fronteiras", de Janine Primo Carvalho de Meneses (2015).
Comunidade Quilombola Gia
Embaixo da árvore centenária, o Pau-Ferro, muita história para se contar. Entre livros, artesanatos, e bonecas um quilombo reafirma sua identidade.